segunda-feira, 21 de dezembro de 1992

Karateca faz parte do exército de Cristo

Ela ganhou diversos títulos, inclusive recentemente tornou-se campeã mundial de karatê. A atleta de Cristo, essa karateca de 26 anos, diz que, "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus".

Fotos: Carlos Carvalho

Maria Cecilia de Almeida, de 26 anos pratica karatê há 5 anos e nesse meio tempo já conquistou os títulos de tetra campeã carioca, brasileira e sul-americana. Além disso, ela é duas vezes vice-campeã mundial e campeã mundial, título conquistado no torneio disputado este ano no Japão.

Apesar das inúmeras vitórias e do reconhecimento internacional, Maria Cecília, diz que as dificuldades são muitas para os atletas que vivem num país de terceiro mundo. Prá que se tenha idéia da situação, recentemente, Maria Cecilia deixou de participar de um torneio na Espanha por falta de patrocínio.

Maria Cecilia conta que entrou para o Karatê por curiosidade. E assim que começou a praticar ficou fascinada. Ela revela ainda que se dedicou muito, treinou horas seguidas para tentar recuperar o tempo perdido, entretanto ressalva afirmando "que nunca é tarde para começar algo que se deseja"

Maria Cecilia menciona que antes de sua conversão, ficava nervosa, agitada durante as competições. "A minha vida estava de cabeça para baixo. Não havia esperanças. Estava envolvida com drogas, prostituição. Estava me acabando. Minha carreira de atleta poderia terminar de um dia para o outro.

Se as mulheres que praticam karatê são discriminadas? Sim,sempre são. Mas a discriminação não se restringe apenas as karatecas e, sim, as mulheres de urn modo geral. Ainda existem pessoas que pensam que a mulher só tem que ficar em casa, lavando, cozinhando e cuidando dos filhos. Então quando você começa a se destacar, principalmente nos esportes e em especial no Karatê que é considerado uma atividade masculina, bruto, violento a discriminação é bem maior.

Cecília diz ainda que o Karatê trabalha principalmente como equilíbrio, coordenação motora. Algumas pessoas afirmam que o karatê é um pouco místico já que requer muita concentração. Uma das filosofias do Karatê é conter o lado agressivo.

A nossa campeã lembra que quando se converteu ano passado não entendeu qual seria o propósito do Senhor, mas aos poucos participando de reuniões dos Atletas de Cristo percebeu que tinha como missão evangelizar levando a Palavra aos desportistas que nem pastores e missionários teriam acesso.

Cecília que é membro da igreja Maranata da Tijuca, atualmente esta competindo por São Paulo, onde foi contratada pelo Guarulhos, já que no Rio de Janeiro não havia qualquer tipo de apoio.

A Tetra-campeã enfatiza que quando se passa para o lado da luz é que se percebe a podridão em que se vivia. "Quem esta na luz, esta debaixo da benção, já tem a vitória, faz parte do Exército poderoso cujo General é Cristo. E quem esta nas trevas esta sem vida, sem benção, com maldição. É preciso orar para libertar-se dos Espíritos Imundos e nós fazemos parte desse Exército do bem. A batalha é espiritual e eterna...


Fonte: Jornal El Shadai, nº5, pág 12, Novembro 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário