quarta-feira, 16 de dezembro de 1992

Escolhendo a profissão: Engenharia

ENGENHARIA

A formação e atuação do Engenheiro foi influenciada diretamente pelo desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas. Os avanços da indústria fizeram com que desde os primeiros anos deste século, este profissional se especializasse cada vez mais dentro dos vários ramos da carreira. No Brasil, a aprendizagem da Engenharia está dividida em várias áreas, como por exemplo a Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Nuclear e outras. Essas divisões possuem em comum um conjunto de matérias de formação básica, que estão presentes dentro de cada habilitação oriundas dos diversos campos da Engenharia. Na maioria das instituições de ensino, as matérias básicas são ministradas nos dois primeiros anos do curso, dividindo-se, após este período, na habilitação desejada.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

O Engenheiro tem o seu campo de atuação no mercado de trabalho definido pela especificação escolhida por ele. De um modo geral este profissional pode trabalhar em indústrias, escritórios, administração públicas, consultoria e assessoramento, instituições científicas e de pesquisa, órgãos do governo, etc...

ONDE ESTUDAR

No Rio de Janeiroo curso é oferecido na UFRJ - Universidasde Federal do Rio de Janeiro, UFF - Universidade Federal Fluminense, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Engenharia Veiga de Almeida, IME - Instituto Militar de Engenharia, Universidade Gama Filho, USU - Universidade Santa Ursula, entre outras.


Fonte: Jornal El Shadai, nº4, pág 14, Dezembro 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário