segunda-feira, 21 de dezembro de 1992

Pr. Davi Gomes

"Meu nome é Davi Gomes. Nasci no município de Itaúna, em Minas Gerais. Tenho 73 anos. Sou casado com Haydeel há 43 anos e temos seis filhos."

A infância do pastor Davi Gomes foi marcada por muitas travessuras e peraltices, sempre acompanhado pelo irmão. Mas nem tudo foi brincadeira nesta fase de sua vida. Desde seis anos, Davi saia com um tabuleiro de doces de leite para vender na rua e ajudar nas finanças da familia. Em casa, ele também ajudava em algumas funções que considerava bastante chatas como bater o arroz colhido da pequena plantação de seu pai.

Quando Davi Gomes nasceu já encontrou um lar evangélico, mas nem sempre foi assim. Antes dele vir ao mundo, sua mãe era uma católica fervorosa e praticante que simplesmente não conseguia ouvir a mensagens dos evangélicos. Ele lembra várias passagens em que sua mãe chegava a impedir que pessoas convertidas entrassem em sua casa ou apanhasse água em seu poço. Por muito tempo isto aconteceu até que, levada por uma amiga que antes era tão católica quanto ela, a mãe do pastor aceitou o evangelho, mudando totalmente o rumo de todas as futuras gerações.

Davi Gomes afirma que desde a infância sempre houve uma grande pressão para que os filhos aceitassem a Cristo e fossem batizados. Mas ele costumava dizer que só se tomaria um evangélico quando já estivesse velhinho, pois existiam muitas coisas que ele ainda queria fazer e "que os evangélicos não podiam. Em Belo Horizonte, aos 12 anos, entretanto, após uma longa luta interior que durou as quatro estrofes do hino do apelo, pastor Davi foi a frente, aceitando a Jesus. Apesar de ter sido uma conversão ainda muito jovem, o pastor revela que nunca em toda sua vida houver qualquer dúvida sobre sua salvação.

Nesta época, o pastor trabalhava no Jornal da Manhã em um ambiente muito ruim e também em uma alfaiataria. Segundo ele, as influências eram muito grandes e, apesar da pouca idade, ele já tinha uma convivência grande com o pecado. A partir de sua conversão, entretanto, tudo isto mudou e o jovem Davi passou a desejar modificar também as pessoas que conviviam com ele. Algum tempo depois, quando Davi Gomes ainda trabalhava na alfaiataria era chefe de disciplina no colégio, ele ouviu uma mensagem em sua igreja onde o pregador afirmou que no Maranhão as pessoas iam para o inferno porque não havia quem levasse o evangelho até eles. "Eu fiquei muito impressionado com aquilo e no domingo seguinte eu fui a frente, pois queria ser mandado ao Maranhão", lembra o pastor.

Nesta época, o pastor Davi estava com 16 anos. Ele havia perdido sua mãe e seu trabalho era muito necessário no sustento de seus irmãos. Quando ele foi chamado para o Ministério surgiu então a necessidade de largar estas atividades e ingressar no internato para se preparar. Apesar de seu pai não ter tido nenhuma ajuda financeira para lhe dar, ele deu todo o seu apoio, afirmando que se Deus o chamou, Ele proveria o seu sustento. E Deus realmente proveu. Logo no início, o pastor foi ajudado por um desembargador batista que soube de suas dificuldades e pagou todos os seus livros, mas tarde através de irmã missionária americana, o jovem Davi conseguiu uma bolsa de estudos pagas por um cristão norte-americano.

Desta foram, o jovem seminarista foi se formando para assumir o Ministério de Deus. Livros e mais livros, estudos e muito preparo. Pastor Davi Gomes sempre foi um devorador de livros e esta sede de conhecimento o fez cada vez mais se aprofundar na sua fé. Em seu ministério, o pastor teve a oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos teológicos, fazendo o mestrado nos Estados Unidos e dezenas de cursos de aperfeiçoamento. Ele já teve a chance de pregar em dezenas de países do mundo, levando a mensagem e comprovando cada vez mais que não existem contradições entre a ciência e a fé.

É impossível falar do pastor Davi Gomes, sem falar da Escola Bíblica do Ar. Em 1949, uma pequenina idéia se transformou em um grande ministério, levando a palavra de Deus através das ondas de rádio para todo o Brasil e também para o mundo inteiro. Pastor Davi Gomes foi o fundador deste ministério que colocou no ar o primeiro programa evangélico em uma emissora brasileira. Nestes 43 anos de atuação, a EBAR tem expandido o seu ministério, não só no rádio, como na televisão e no ministério social.

Paralelamente a este trabalho, o pastor Davi Gomes se consagrou como um escritor brilhante e de grande aceitação junto ao público; com 12 livros publicados. Além disso, o pastor Davi Gomes foi o fundador da Igreja Batista da Esperança que já tem 26 anos de atuação, sendo hoje seu pastor e mérito.

Em todo este ministério rico de sabedoria e realizações, o pastor Davi sempre se colocou como um homem humilde e um verdadeiro servo de Deus, que venceu dificuldades de toda sorte para realizar a obra do Senhor Jesus Cristo. Sem dúvida, Davi Gomes é um dos grandes pilares, não só da denominação batista, mas do evangelho no Brasil.

PERFIL

COR PREFERIDA: Verde

PRATO PREFERIDO: Uma farofa bem feita

TIME DE FUTEBOL: Vasco da Gama

LIVRO: A Bíblia

PERSONALIDADE: Anne Wasbbum McWilliams

LEMBRANÇA ANTIGA: Quando era garoto fui desafiado a fumar para provar que era homem e eu passeia praticar este vício. Um dia o rapaz que me desafiou foi a minha igreja e falou para minha irmã o que acontecia e a partir daí eu nunca mais voltei a fumar e esta experiência me marcou muito

SAUDADE: Da minha mãe que faleceu aos 49 anos de idade quando ninguém esperava

LUGAR: Itatina, onde eu aprendi o segredo de crescer num lar abençoado

SONHO: Ver a Escola Bíblica do Ar em um circuito nacional de televisão e continuar atingindo o mundo todo.

MENSAGEM: Deus amou onnmdo e amaa cada pessoa e está pronto a salvar aquele que nele crer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário