quarta-feira, 16 de dezembro de 1992

J. Cleber: Hidroginástica é o lance

Fotos: Vitor Campos

Se o cansaço está lhe deixando nervosa, agitada ou desanimada. E se as obrigações do dia-a-dia não lhe dão tempo para fazer ginástica, mas você esta a m de relaxar e dar "um trato" no corpo, hidroginástica... é o lance. Você vai malhar, mas estará sempre limpinha, sem aquela habitual transpiração das acadêmias.

Para o introdutor da hidroginástica no Brasil, o professor de Educação Física, José Cleber de Oliveira Souza a atividade lançada em 1982 gera vários benefícios, como o gasto calórico e a melhora da musculatura cardio-respiratéria, além de agir como anti-estressante.

A aula, explica J.Cleber, tem duração de uma hora e todos os exercícios são feitos imersos na piscina. "É um trabalho que funciona também no combate à celulite, principalmente no inverno, isso por quea água fria provoca uma perda calórica muito grande. A pessoa metaboliza muito mais, conseqüentemente a queima de gorduras é bem maior". Não que emagreça, ressalta J.Cleber, mas diminui as celulites e as varizes porque melhora a circulação a nível cutâneo. Além disso a pessoa melhora a postura, aumentando a sua disposição física e o bem-estar interior.

A HIDRO E A TERCEIRA IDADE

J.Cleber menciona ainda que a hidroginástica também está direcionada às pessoas obesas e para, o pessoal da terceira idade, que normalmente não encontram locais apropriados para fazer suas atividades físicas. Ele enfatiza que não existe qualquer restrição ao método, tanto que pessoas com problemas cardiácos, de coluna, hérnia de disco e grávidas podem fazer a hidro.

MÚSICA NA HIDROGINÁSTICA NÃO COMBINA

Por que não uso música na hidroginástica? Bem, porque o aluno tem um ritmo próprio, a música outro; o professor o seu e a água impõe um quarto ritmo, tornando-se assim estressante. "É preciso que o ritmo do aluno seja respeitado. Que ele possa fazer os exercícios tranqüilamente, sem que tenha que acompanhar outros ritmos, a não ser o dele", enfatiza J. Cleber.

E como não poderia deixar de ser, José Cleber tem outra novidade: está lançando fitas de audio personalizadas que são feitas sob encomenda. Se depois disso tudo, você sentiu que a hidroginástica tem tudo a ver. Saiba que J.Cleber atua em vários Clubes do Rio, além do Umuarama, na Estrada da Gávea. Informações com a coordenadora, Meg Araújo, pelo telefone 294-7938 de terça à sexta-feiras, valeu?

Contato

Instagran

Fonte: Jornal El Shadai, nº4, pág 9, Dezembro 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário