segunda-feira, 21 de dezembro de 1992

Alimentação alternativa, a solução para a fome

O sustento da família está cada vez mais difícil. Os preços disparam quase que diariamente nos supermercados, o que fazer? Como alimentar os filhos de maneira sadia com pouco dinheiro sem se tornar vítima da desnutrição, difícil não é? Mas existe uma solução à alimentação alternativa. Essa alimentação baseia-seno chamado "desperdício", ou seja, tudo aquilo que normalmente consideramos lixo como talos e cascas de frutas e legumes.

Essa pelo menos foi a solução encontrada por Mariléia Lea Corrêa Ramos, Chefe do Serviço de Nutrição do Hospital da Fundação Centro Brasileiro para Criança e Adolescente F. C .B.I. A. para alimentar as crianças da extinta Funabem.

Mariléia Lea Ramos adaptou ao cardápio, além de arroz e feijão, cascas de legumes e frutas suprindo desta maneira as vitaminas básicas ao corpo. Segundo a nutricionista" é preciso que as pessoas utilizem essa nova opção alimentar que além de ser bem mais econômica, contém alto valor nutritivo, porque as vitaminas dos legumes e das frutas concentram-se nas cascas. O mais importante, ressalta Mariléia, é que além do consumo da beterraba, as cascas também sejam utilizadas como fonte de alimentos. O mesmo pode ser feito com o abacaxi. Basta colocar as cascas no liquidificador, bater e coar. O resultado será um excelente suco com alto valor nutritivo e sem gastar dinheiro algum. Assim é possível que uma família de poucos recursos adquira uma boa alimentação combatendo o problema da desnutrição.

Mariléia Lea Ramos recomenda ainda que se aproveite qualquer "pedacinho" de terra para o cultivo de hortaliças, legumes e frutas, nem que seja um "pezinho" de salsa ou de limão, porque o consumo de um ou do outro certamente irá suprir à carencia de determinadas vitaminas.

Desnutrição, doença de milhões de pessoas

"É preciso vencer a desnutrição que passou a ser uma doença de milhões de pessoas, comprometendo principalmente os menores de 5 anos, as gestantes e o trabalhador", enfatiza Mariléia. É fundamental que as mães, principalmente as que fazem parte das camadas sociais menos favorecidas tenham consciência de que se pode tirar muito mais do que se imagina dos alimentos. É preciso aproveitar e reaproveitar tudo que é possível. Ela diz ainda que se deve utilizar talos e cascas de legumes e frutas como uma nova opção alimentar, mediante a crise econômica que o país atravessa, já que o problema da fome atinge a cada dia uma maior parcela do povo brasileiro". Mariléia explica Que a desnutrição é provocada pela falta de proteínas ao corpo humano consequentemente ocasionando anemia, verminose, bócio e desmame precoce, mas que pode ser combatida através da alimentação alternativa. Mariléia lembra ainda que a família é a principal guardiã de sua própria saúde, porque cabe a ela a decisão de; utilizar ou não os alimentos disponíveis de alto valor nutritivo; amamentar e desmamar corretamente e incorporar bons hábitos de higiene e alimentação.

Como estamos às vésperas do verão, Mariléia dá algumas dicas para sucos com base na alimentação alternativa.

1- Suco de Abóbora

  • 1 copo de abóbora cozida
  • 3 copos de leite ou água filtrada
  • 1 colher de farelo de arroz torrado
  • açúcar a gosto
  • bater tudo no liquidifica-dor e tomar gelado

2- Suco de Abacaxi

  • Casca de 1 abacaxi bater a casca no liquidificador e coar,
  • ferver o bagaço para fazer mais suco,
  • podendo acrescentar limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário