quarta-feira, 16 de dezembro de 1992

Zezé Macedo: A beleza é uma benção de Deus

Zezé Macedo, a famosa Dona Bela que "só pensa naquilo" como não poderia deixar de ser é um dos personagens que mais tem feito sucesso na escolinha do professor Raimundo, principalmente entre as crianças.

Atriz versátil, já interpretou os mais diversos tipos, tanto no Rádio-Teatro quanto na televisão, sendo inclusive campeã mundial em número de filmes, ao todo 107, o primeiro "O Petróleo é Nosso" foi produzido em 1956. Mas a veia artística dessa atriz nascida em Silva Jardim não para aí. Ela já compôs várias poesias, além de ter escrito o livro de poemas "Meu breviário".

Zezé Macedo acha que já nasceu pensando em ser artista. Aos 4 anos de idade auxiliada pelo pai decorava o texto que interpretava na peça "As pastorinhas". Conta ainda que após um casamento que não deu certo veio para o Rio de Janeiro em busca do seu ideal: ser atriz. Foram muitos anos de trabalho, menciona, até conseguir uma oportunidade para mostrar que levava jeito para a coisa. Zezé Macedo passou pela Rádio Nacional, onde interpretou os mais diversos personagens até que estreou em 1954 na Rádio Tamoio. Quase que em seguida foi convidada para a Tupi, onde fez um show para 1500 pessoas no auditório da emissora. Daí para a televisão foi mais fácil.

Questionada a respeito do atual papel do Rádio, ela demonstra uma certa melancolia, e explica que o Rádio encantava as pessoas que se distraiam com as emoções veiculadas. "Hoje em dia, o Rádio só transmite futebol, política e violência", acrescenta". Zezé Macedo diz ainda que o Rádio perdeu um de seus requisitos mais precioso, o de divertir. A principal característica do Rádio, afirma Zezé, é ser fiel sem ser possessivo, porque as pessoas podem dar continuidade aos afazeres. A televisão absorve o telespectador hipnotizando-o.

Beleza é fundamental?

"A beleza é uma benção de Deus", diz Zezé, mas não basta ser lindo. "É preciso ter outras qualidades. Eu acho que encanto é mais que beleza, filosofa".

Respeitada e conceituada não só pelos amigos, mas por milhares de fãs, Zezé Macedo prefere a vida tranqüila ao lado do marido Vítor Zambito e dos seis gatos que possuem.

"Se tenho fé em Deus ? Sim, tenho. Acredito que ele é um ser superior que comanda e equilibra o mundo". "Não consigo entender como alguém pode deixar de crer nessa força infinita. Cada um de nós é um universo. Deus é o bem. Deus é o amor".

Apesarde todasas dificuldades pelas quais passou, Zezé Macedo diz que se fosse preciso faria tudo de novo e menciona que quando se tem um objetivo é preciso ir em frente. "Essa fé, essa determinação leva ao sucesso do que se pretende alcançar, mas é preciso teramorno coração, do contrário ninguém vence. Pode até acontecer, mas é uma vitória passageira".


Fonte: Jornal El Shadai, nº4, pág 8, Dezembro 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário