quinta-feira, 15 de outubro de 1992

O testemunho de um atleta de Cristo

"Mais do que fazer o gol mais bonito; mais do que fechar um grande contrato; para mim, seguir a Jesus Cristo é tudo na minha vida. Eu não estaria aqui se não fosse da vontade de Deus". Estas declarações revelam claramente a personalidade e a fé do meio-campo avançado Bismarck, que compõe, desde 87, o time de futebol profissional do Vasco da Gama, sempre como titular. Mas ele é atleta também de um time ainda mais importante, pois em 80, aos dez anos de idade, Bismarck aceitou a Jesus Cristo e a partir daí tem tido vitórias e mais vitórias nas partidas de sua vida espiritual.


Bismarck Barreto Faria, de 23 anos, começou cedo na vida de jogador. Aos oito anos, ele já integrava a equipe de futebol de salão do Vasco, sempre incentivado pelo pai, que chegou a improvisar um campinho nos fundos da casa para que os filhos jogassem. Aos 13 anos, ele foi convidado a fazer um teste para o futebol de campo, passando a jogar na equipe infantil do clube. A partir daí, houve todo o processo normal da carreira de um jogador, passando pelo juvenil, pelo júnior até chegar ao profissional em 87. A ascensão ao time principal aconteceu a convite do técnico Lazaroni, que comandava a equipe na época.

A vida cristã também começou na infância. A família do atleta sempre foi católica e os seus pais o são até hoje. Bismarck visitou pela primeira vez um templo evangélico aos dez anos, a convite de sua irmã que já pertencia a Primeira Igreja Batista de São Gonçalo há dois anos. Logo que começou a frequentar a Igreja, ele e seu irmão mais velho aceitaram a Jesus Cristo e se batizaram meses depois. "Jesus Cristo é fundamental em minha vida. Desde que eu o aceitei, tudo o que eu faço é orientado por Ele. Eu nunca entro em campo sem orar a Deus e pedir a Sua sabedoria", acrescenta o atleta.

Para Bismarck, a vida de um jogador de futebol é muito difícil e principalmente a vida de um jogador cristão. "Nós somos sempre muito visados e se realmente a pessoa não estiver em comunhão com Deus, em oração, o risco de cair é muito grande. Dentro do time, sempre há brincadeiras com os atletas evangélicos mas também há muito respeito". Segundo ele, os jogadores que mais brincam são os primeiros a pedirem conselhos quando estão precisando de ajuda. "Eles sabem que a palavra que nós temos não é nossa, mas sim do Espírito Santo", afirma Bismarck. Atualmente, além dele, atua no Vasco o jogador Tinho que também é evangélico, tendo sido batizado recentemente na Primeira Igreja Batista de Niterói.

Desde 87, Bismarck pertence ao movimento Atletas de Cristo, que tem o objetivo de reunir desportistas de todas as denominações evangélicas para levar a Palavra de Cristo aos colegas de equipe e aos torcedores. Ele ingressou neste movimento através do pastor Ezequiel Batista da Luz, o Zick, que coordena a organização. "Muitas pessoas pensam que o movimento Atletas de Cristo é uma seita ou uma religião. Não. É uma organização de atletas de todas as modalidades que tem o objetivo de pregar o evangelho de Cristo", esclarece o jogador. Segundo Bismarck, já existem reuniões dos "Atletas" em quase todas as capitais do Brasil e até em Portugal e na Itália, onde desportistas brasileiros cristãos estão divulgando o trabalho entre os colegas. No Rio de Janeiro, eles se reúnem todas as segundas-feiras, às 19h3Omin, na Convenção Batista Brasileira, na Praça da Bandeira.

Com seu jeito calmo e sossegado, Bismarck certamente tem conseguido ser um verdadeiro Atleta de Cristo, com muitas metas a alcançar e colocando sempre Deus a frente de tudo. Como jogador, ele pretende continuar desenvolvendo um bom trabalho no Vasco da Gama e voltar a seleção brasileira para disputar o próximo mundial. Outro objetivo é, mais tarde, conseguir um contrato que leve o seu futebol a uma equipe do exterior, garantindo assim uma maior estabilidade financeira.

Como cristão, ele designou para si o objetivo de levar a Palavra a todos que precisam Dela. E isso ele já tem colocado em prática, pois até um simples autógrafo que Bismarck dá a um torcedor vem sempre acompanhado da mensagem "Jesus Vive". Para contato com os "Atletas de Cristo", tel.:717-5393



Fonte: Jornal El Shadai, nº2, pág 6, Outubro 92.


Nenhum comentário:

Postar um comentário