quinta-feira, 1 de outubro de 1992

Nova Era: O começo do fim

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

YIN-YANG
Significam dois grandes princípios ou forças opostas. O yin é feminino, escuro e negativo. O Yang é claro, positivo e luz. Representam a parte evolutiva e involutiva do ciclo terrestre, determinando o ponto de equilíbrio entre o positivo e o negativo. Representam as forças do bem e do mal.
ANKH
Símbolo da fertilidade e o estabelecimento da concupiscência dentro da pessoa. Símbolo egípcio usado pelo ocultismo para orgias sexuais.
FITA ENTRELAÇADA
Símbolo usado para mostrar o estado da vida humana. Apresenta a Nova Era como uma nova mentalidade, capaz de mudar o mundo.
666
NÚMERO DO ANTICRISTO EM APOCALIPSE 13.18 Segundo Alice Bailey, é um número sagrado.
PIRÂMIDE
Usada para curar problemas físicos e psicológicos. Baseado no estudo de Antonio Bovis, a pirâmide tem poder de atrair energias positivas.
PÉ DE GALINHA OU CRUZ QUEBRADA
Símbolo usado pelos adeptos do ocultismo. É um escárnio à cruz de Cristo.
SUÁSTICA
Símbolo usado por Hitler. É conhecido, também, por "roda do sol". Determina a fase da vida em estado de equilíbrio, trazendo forcas positivas ou negativas.
PENTAGRAMA
Usado na feitiçaria e em rituais ocultistas.

Onde está a verdade sobre a Nova Era?

Há cerca de dois anos, vemos acontecer inúmeras palestras e debates sobre a Nova Era em diversas igrejas espalhadas pelo país:

Resolvemos então, buscar esclarecimento sobre o assunto, e tentar encontrar respostas para o que, de fato, se o movimento Nova Era, entretanto, ressaltamos que as opiniões expressas na matéria não são efetivamente a opinião da comunidade evangélica em geral.

A questão da Nova Era é tão complexa que se poderia fazer um estudo minucioso com diversos volumes de livros e apostilas para tentar definir o que, de fato, faz parte do movimento Nova Era e também o que é tido como exagero em relação ao assunto, pois muitas pessoas, inclusive alguns pastores, têm opiniões diferentes sobre este tema.

O Pr. Gesiel Gomes da Assembléia de Deus da Ilha do Governador é um dos pastores que já desenvolveu um estudo sobre a Nova Era e, de acordo com este estudo, a Nova Era não é uma religião, mas tem exercido forte influência e pressão sobre as maiores igrejas e correntes religiosas da atualidade.

A.N.E. não é originalmente um sistema organizado, no entanto tem gerado uma quantidade infinita de planos que abrangem todos os segmentos da sociedade moderna. O movimento originou-se em Nova York, através de Helena Petrosina Blatavsky, médium espírita, que começou um movimento de conotação religiosa e espiritualista. Depois de sua morte, o movimento continuou sob liderança feminina até que sua terceira presidenta, Alice Bailley (1880-1949), estabeleceu o alicerce definitivo para o que hoje se chama movimento Nova Era. Alice, também médium, recebia suas mensagens de um mestre tibetano, DJAW/ KMULL. Por orientação de satanás, o plano foi mantido em segredo pelo período de 100 anos, até que, em 1975, foi trazido à tona e, hoje, está em fase de absoluta expansão no mundo inteiro. Atualmente a sede do movimento é a Lucis Trust, originalmente fundada com o nome de Lúcifer Publisming Company.

Duas de suas principais sedes são Aparcane SCMOOL e a World Good-will. A Nova Era preconiza, a longo prazo, a unificação da ciência e da religião. O teosofismo ensina fundamentalmente que em todas as religiões existem pontos comuns e elas nunca devem ser separadas, e sim unidas.

Por sua vez., o movimento N.E. é uma mescla de teosofia, Gnose, Espiritismo e esoterismo.

Há uma hierarquia dos elementos relacionados com a religiosidade do movimento. O chefe principal do movimento é, a sua estrela, Lúcifer. Em seguida têm os "Avatares, mestres da sabedoria. Em terceiro, está maitreya, o avatar em síntese, o futuro messias, ou o cristo de lúcifer, segundo o movimento, e finalmente os iniciados ou aspirantes. Para a N.E., tudo é bom, não existe nada mal ou ruim no mundo, principalmente o homem, que é bom, o homem evolui até a divindade gradativamente, isto é, ele vai melhorando até se tornar um anjo. Outro ensinamento é ode que o amor é o fruto de uma escolha pessoal, sem a participação de Deus, além disso, existe a doutrina de que cada pessoa é agraciada e que o primeiro mestre dos mestres será Maitreya Cristo, o supremo avatar. Define o estudo do PR. Gesiel Gomes.

A unificação politica-social econômica e religiosa

O movimento denominado Nova Era poderia ter qualquer outro nome que continuaria sendo o que é, ou o que representa, ou seja, a finalização do tempo de satanás agir no mundo antes do arrebatamento da Igreja de Cristo. Uma maneira muita clara da atuação da corrente Nova Era está dentro da questão política, social, econômica e religiosa, nunca se ouviu falar tanto em união política e social, a fim de melhorar a condição de vida no mundo. A unificação da Europa em torno do mercado comum europeu é um bom exemplo disso, vários países resolveram adotar as mesmas regras econômicas na intenção de obter mais recursos e quebrar restrições comerciais dentro dessa a rrecadação econômica. Imaginemos que este exemplo se torne prático em todo o mundo, que todos os povos aceitem criar um pacto que estruture a economia em torno de uma única moeda; é claro que, para isso, haveria a necessidade de um único governo para evitar diferenças de interesses em tomo da distribuição dessa economia. Imaginemos agora que para que isso fosse possível, não poderia haver nenhuma diferença de pensamento dentro dessa unificação. É aí que surge a "Irmandade Universal", uma religião sem barreiras que aceita de todos os povos, os seus deuses e definições de cultos e doutrinas, que, dentro da ótica cristã, envolveria as religiões pagãs e principalmente politeístas (adoram vários deuses), pelo menos três religiões não poderiam se enquadrar nessa chamada irmandade universal; o islamismo, o judaísmo e o cristianismo por serem religiões monoteístas (adoram um único Deus). Daí nós podemos imaginar o que poderia acontecer, se uma maioria desejasse muito alguma coisa e tivesse uma minoria que impedisse tal fato de acontecer. Quando pensamos nisso, percebemos o quanto de seriedade existe na preocupação com o movimento denominado Nova Era, que, como já dissemos, é a unificação de todas as formas de atuação de satanás, usando o pouco tempo que lhe resta antes do arrebatamento da Igreja, através de pensamentos que venham suprir as expectativas de um mundo terreno mais ajustado comas questões sociais e a superação de problemas econômicos graves que acontecem em praticamente todo o mundo. Dentro desta estratégia está a formação da irmandade universal que propõe a energização do homem como fonte de vida e perfeição transcendental, através de simbolismos como os cristais e pirâmides. Em toda essa confusão de mensagens, podemos ver inúmeras nomenclaturas que compõem as ideias do movimento N.E. como: família global, Interdependência, Nova Ordem Mundial, Terapia Holística... e tantas outras.

O cuidado com exageros e distorções

Quando resolvemos fazer um levantamento sobre a Nova Era, encontramos numa dessas apostilas um parágrafo dedicado à Nova Era na política que dizia o seguinte: A política mundial tem contribuído grandemente para o avanço do pensamento da Nova Era...

O fim do apartheid na África do Sul; a Perestroica e Glasnot, que causaram a falência do comunismo; a queda do muro de Berlim, unindo as duas Alemanhas... Conversamos como Pr. Ezequiel Teixeira do projeto Vida Nova sobre essas distorções e, em sua opinião, a queda do muro de Berlim foi mais fruto da oração dos crentes do que qualquer iniciativa da N. Era, para ele a Igreja precisa pregar mais o senhorio de Jesus Cristo e lutar contra as evidências da Nova Era que é, na verdade, o cumprimento bíblico sobre os últimos dias na terra, os crentes não serão arrebanhados pela Nova Era, se estiverem alicerçados na palavra de Deus e atentos às investidas do inimigo, para ele é muito evidente a manifestação mundial em tomo das ideias da Nova Era e citou, corno exemplo, o presidente da Argentina, Carlos Meném, que, em suas entrevistas, tem falado da Nova Ordem Mundial. Para o secretário da Convenção Batista Brasileira, o Pr. Orivaldo Pimentel Lopes, a Nova Era faz parte dos movimentos do diabo nos últimos dias e cita a previsão bíblica do surgimento de falsos cristos, muitos fazendo maravilhas e coisas desta natureza. Para ele, os últimos dias serão de uma explosão muito grande destes movimentos, desses gurus e "santos". Em sua opinião, uma das doutrinas mais perigosas da N.E. é da reencarnação, que sugere a despreocupação com a vida espiritual, afastando o homem de um compromisso com Jesus Cristo. Ele afirma que reage a tudo isso, pregando Cristo e a verdade revelada na palavra de Deus; a Bíblia Sagrada. Ele disse, ainda, que não gosta do esquema de colocar na vitrine determinada coisa e começar a atirar nela, para ele é melhor mostrar o lado certo das coisas e as pessoas haverão de compreender.

Ele encerra, dizendo que se deve perder mais tempo estudando a palavra e lutar contra as investidas do diabo contra a Igreja de Jesus Cristo.

Vítima da Nova Era

O Pr. Silas Malafaia da Assembléia de Deus da Penha diz que já foi vítima dos exageros em torno da Nova Era. Ele tem um programa de televisão há cerca de dez anos e, durante este período, a abertura tem sido feita usando a imagem de um arco-íris e de uma pomba. Um dia recebeu o telefonema de um tele-espectador do programa, dizendo que ele precisava mudar a abertura, pois ela representava a Nova Era, ele ficou perplexo e disse que não mudaria a abertura, pois ela já existia antes mesmo de se ouvir falar em Nova Era.

Para o Pr. Silas Malafaia, o povo fica bitolado por culpa de alguns propagadores da Nova Era, ele diz que sabe o quanto é importante estar esclarecido sobre as estratégias de satanás nos últimos dias, mas afirma que mais importante que isso é pregar Cristo, evitando tais exageros, caso contrário ficariam todos loucos querendo saber o que é ou o que não é da Nova Era. O diabo sempre vai se utilizar de todos os meios possíveis para se promover.

A criança da Nova Era

Para o Pr. José Silva, da Igreja Missionária Evangélica com Cristo, a criança sempre será um alvo fácil para o ataque do inimigo, se ela não estiver bem orientada no caminho certo, por onde andar, como propõe o livro de Provérbios. Para ele, tem sido fácil a estratégia do diabo em educar as crianças com as ideias da Nova Era, principalmente através da televisão, onde se percebe claramente a sua filosofia nos desenhos animados e cita, como exemplo, o simbolismo e mensagem da série He-Man e Ursinhos Carinhosos e mais, recentemente, a Família Dinossauro representada por dragões que retratam a figura da deusa da terra: Gaia, isso segundo a mitologia. Além disso, tira totalmente da cabeça das crianças de que o pai seja o chefe da família, onde, ao contrário, é ridicularizado e, a cada instante, o filho mais novo diz: não é a mamãe! Para ele, há um perigo muito grande em tomo dessas crianças até nas escolas primárias onde, segundo ele mesmo afirmou, surgem ideias de hipnose onde as crianças, como forma de recreação, retratam o período de hipnose e sempre trazem na lembrança a imagem de um amiguinho sobrenatural chamado "pé grande" que mata os seus pais como forma de libertá-las da submissão dentro da estrutura familiar.

A Nova Era Intelectual

Para o Bispo da Igreja Metodista no Brasil, Paulo Lockman, se o cristão estiver envolvido no ministério de sua própria Igreja, voltado para a Palavra e na comunhão do Espírito de Deus, certamente não corre o risco de ser envolvido por este movimento, mas ele adverte que é preciso estar atento quanto ao simbolismo e à maneira como a N.E. tem se propagado através de artistas e de intelectuais, que se infiltram nas universidades, ele diz ainda que, se o cristão conhece o Senhor e está envolvido com Ele, não vai se deixar levar pelo conteúdo, muitas vezes atraente, de humanismos e outros "ismos" que estão presentes na Nova Era.


Fonte: Jornal El Shadai, nº2, págs 8 e 9, Outubro 92.


Nenhum comentário:

Postar um comentário