quinta-feira, 15 de outubro de 1992

Curiosidades - Edição 2

Poluição - Ameaça carioca

A aparelhagem para a medição da poluição atmosférica do Rio, que já era deficiente com relação a de São Paulo, agora está ainda mais defasada. Isso porque será inaugurado naquele estado um laboratório para análise específica de poluentes automotores. Equipados com instrumentos de última geração, ele poderá identificar partículas poluidoras de diversos combustíveis: gasolina, diesel, gás, entre outros. No Rio, só é possível medir a quantidade de poeira em suspensão na atmosfera. Para piorar ainda mais, o órgão governamental encarregado das medições, a Feema, enfrenta sérios problemas de manutenção dos equipamentos e falta de transporte para as monitorações.

A nossa poluição é predominantemente do tipo Fotoquímica, ou seja, fumos, gases e pós emitidos principalmente pelos veículos. São produzidos dióxido de enxofre, óxido de carbono, todos tóxicos, principalmente para o aparelho respiratório. Quando o Sol atua sobre eles, são convertidos em substâncias ainda mais tóxicas.

A ação desses elementos se processa sobre todos os seres vivos, além de atacar as estruturas urbanas. No homem, inflamam-se todas as mucocas conjuntivas, nasais, da garganta e dos brônquios.


Fonte: Jornal El Shadai, nº2, pág 14, Outubro 92.


Asteroide pode colidir com a Terra

O Planeta Terra corre perigo. É possível que, dentro de oito anos, um asteroide de um quilômetro de diâmetro atinja o nosso planeta. A catastrófica previsão é da revista francesa Ciências e Futuro que entrevistou a professora da Universidade de Paris, Anny Chantal Levasseur-Regourd, que prevê a colisão para 26 de setembro do ano 2000.

Segundo Anny Chantal, 200 meteoritos potencialmente perigosos gravitam sobre "a cabeça" dos terráqueos. O asteroide, segundo a professora francesa, foi descoberto em 4 de janeiro de 1989 por quatro astrônomos. Ela explica, ainda, que ele se desloca em um plano praticamente confundido com o da Terra e passa regularmente a 98 milhões de quilômetros do Sol.

Anny Chantal enfatiza "que estamos prevenidos contra a possível tragédia, mas impotentes, pois ainda não temos a técnica necessária para nos desviarmos de um corpo que cai a 360 mil quilômetros por hora".

Fonte: Jornal El Shadai, nº2, pág 14, Outubro 92.

Cuidado! Confrei pode virar veneno

Durante muitos anos, o chá de confrei foi proclamado como um milagroso tratamento para úlceras, diarreias, irritações da pele e muito mais. Os naturalistas afirmam que os resultados são realmente fantásticos. O grande problema é que o uso contínuo do confrei transforma esta planta em um poderoso veneno que pode levar o consumidor assíduo à morte.

O confrei tem efeitos tóxicos para o organismo, pois contém substâncias chamadas alcaloides pigolizidínicos que provocam, comprovadamente, reações perigosas. Segundo os pesquisadores, estas substâncias se acumulam no fígado e nos pulmões, trazendo graves consequências ao organismo.

Mas esta não é uma característica apenas do confrei. Várias outras ervas tidas como milagrosas possuem os alcaloides Pigolizidínicos e provocam problemas semelhantes ao desta planta.

Apesar do efeito cicatrizante, os médicos aconselham muito cuidado com o consumo desta planta, evitando o uso prolongado, pois o remédio pode virar veneno.

Fonte: Jornal El Shadai, nº2, pág 14, Outubro 92.


Televisão pode levar à ataque cardíaco

Se você tem o hábito de ficar horas assistindo televisão, cuidado. Recente pesquisa realizada nos Estados Unidos faz uma surpreendente revelação: as pessoas que passam muito tempo senta das assistindo tevê dobram as chances de desenvolver altos índices de colesterol.

Ainda de acordo com Larry A. Tucker, diretor do Departamento de Saúde da Universidade norte-americana, uni estudo semelhante, feito cora crianças, também mostrou uma associação entre a mania de ver televisão e as gorduras do sangue. O doutor Larry Tucker crê que o vício de ser "vidrado" em televisão é parte de uma síndrome de má saúde.

Segundo ele, as pessoas que assistem televisão o tempo todo optam por uma vida sedentária, ingerindo muita comida gordurosa, fumando e ficando obesas, consequentemente, deixando de fazer exercícios físicos.

O estudo revela, também, que as pessoas se tomam fanáticas por televisão, como alternativa para se desligarem das pressões da vida. Sabendo disso, questione: quanto tempo você tem passado diante da TV completamente hipnotizado?

Será que não está na hora de dar um "tempo" e viver a sua própria história...


Fonte: Jornal El Shadai, nº2, pág 14, Outubro 92.


Nenhum comentário:

Postar um comentário