quinta-feira, 1 de outubro de 1992

Encontrada ossada de traidor de Jesus

Os restos de Cairás, o sumo Sacerdote do Templo de Jerusalém, que no século entregou Jesus Cristo aos romanos para sacrificá-lo, podem ter sido encontrados.

Apesar dos arqueólogos israelenses afirmarem que é dificil identificá-los com total segurança, a idade dos ossos, a ornamentação do ossario e as inscrições com nome de Caifaís fazem supor que se trata do personagem do Novo Testamento.

A descoberta é um fato inédito, pois representa a primeira evidência arqueológica de uma figura do Novo Testamento. Os ossos foram descobertos em 1990 nas redodezas de Jerusalém.

Os arqueólogos descobriram ainda doze ossários e urnas fúnebres construídas com pedras. Por mais incrível que pareça, é possível ler na parte superior de um dos /assírios a inscrição "José, Filho de Caifás". Dentro, estavam depositados os ossos de um homem de aproximadamente 60 anos. Segundo o Evangelho de São Mateus, o Cairás que entregou Jesus aos romanos se chamava José, e viveu em Jerusalém do ano 18 ao 36 da era Cristã.

Cairás era sumo-sacerdote do Templo de Jerusalém no momento em que Jesus era julgado. Mas como os judeus não podiam condenar ninguém à morte, Ceifas levou Jesus até Pôncio Pilatos, o procurador romano, que preferiu "lavar as mãos" transferindo a decisão para os sacerdotes do Templo.

Fonte: Jornal El Shadai, nº1, pág 5, Outubro 92.

Nenhum comentário:

Postar um comentário