terça-feira, 19 de janeiro de 1993

E.P.O.E crescendo junto com as Assembléias de Deus

A expansão das Assembléias de Deus dentro do Estado do Rio de Janeiro levou a uma grande necessidade de se fundar uma instituição de formação de líderes para atender a esta demanda. Desta forma, em 1971, o pastor Túlio Banos fundou, juntamente com um conselho de pastores, a EPOE - Escola Preparatória de Obreiros Evangélicos. Tendo como mantenedora a Assembléia de Deus de São Cristóvão, a Escola tem o objetivo central de capacitar obreiros para vários ministérios da igreja, bem como dar oportunidade aos evangélicos de terem um aperfeiçoamento teológico.

Pastor Nemuel Kessler

Após quase 22 anos de funcionamento, tendo formado mais de mil pastores, missionáriose obreiros para a causa, a EPOE está numa fase de reestruturação e de elaboração de alvos a fim de aprimorar ainda mais a sua atuação dentro da realidade do Estado do Rio e do Brasil. O propósito é estender o trabalho da Escola e para isto, a partir deste ano serão realizados vários eventos, reuniões, além da criação de uma Associação dos Ex-Alunos.

Em termos de espaço físico, A EPOE funciona em tres andares do prédio da Assembléia de Deus de São Cristóvão. Entretanto, nestas duas décadas de trabalho, a Escola tem ampliado o seu campo de atuação através de extensões que funcionam em diversas cidades do Estado, em São Paulo, com planos inclusive de estalelecer núcleos nos Estados Unidos e Chile, num total de 800 alunos estudando atualmente. De acordo com o pastor Nemuel Kessler, diretor da EPOE há oito anos, o Seminário tem hoje dez extensões localizadas em Barra Mansa, Campo Grande, Guandu, Nova Friburgo, Petrópolis, Realengo, Santo Aleixo, Vila Cava, Santa Cruz da Serra e Santa Teresa. A criação destes núcleos é feita atravésdo envio de material, currículo, técnicas e coordenação do ensino. Todo o trabalho é orientado pela EPOE a fim de que as extensões traduzam realmente os objetivos da Escola. Segundo o diretor, o núcleo de Nova Friburgo, que já possui curso de Bacharel em Teologia, está praticamente emancipado, tendo inclusive conseguido com a Prefeitura um terreno para a construção de um prédio de três andares para a Escola.

Escola Preparatória de Obreiros Evangélicos é uma instituição procurada não só por membros das Assembléias de Deus, como também por várias outras denominações. O pastor Nemuel afirma que um grande número de presbiterianos, batistas, membros da Nova Vida e outras denominações são formados a cada ano pela EPOE. A Escola é bem aberta. Nós não nos limitamos apenas a alunos das Assembléias. Nós estamos abenos para receber qualquer igreja, incIusive já tivemos uma aluna da Igreja Adventista", afirma ele.

Regimentalmente, a EPOE oferece três cursos. Básico em Teologia, com carga horária mínima de 720 horas/aula e duração de dois anos; o curso Médio em Teologia onde o aluno é obrigado a cumprir o mínimo de 1.200 horas/aula e o Bacharel em Teologia com duração de quatro anos e 75 disciplinas. Para todos os cursos é necessário que o aluno seja indicado pela igreja, que através de uma carta de recomendação assinada pelo pastor, vai (lar o parecer sobre o ingresso daquele membro no seminário. É necessário também que a pessoa tenha pelo menos um ano de convertido, mas esta regra pode ser revertida caso haja algum candidato corno menos tempo de conversão, mas que tenha realmente interesse e maturidade para ingressar na Escola.

Pastor Nemuel Kessler
Escola Preparatória de Obreiros Evangélicos

Além destes três cursos, a EPOE criou também o Básico em Teologia altemativo que é ministrado aos sábados. "Nós sentimos a necessidade de muitas pessoas que não tem como frequentar aulas notumas durante a semana. Assim, nós abrimos um curso básico especial que funciona de nove ao meio-dia, todos os sábados", conta o diretor. No caso do Bacharel em Teologia, após a conclusão, o aluno faz um estágio supervisionado para por em prática o seu aprendizado. De acordo com o diretor, através de um convênio feito com as igrejas, o aluno desenvolve o lado prático do ministério, passando pelas diversas partes da igreja, como direção de culto, evangelismo, aconselhamento e todas as outras.

Em relação a parte financeira da Escola, em geral o aluno paga a sua mensalidade. O curso de Bacharel está em tomo de 20% do salário mínimo. O pastor Nemuel Kessler afirma que muitas vezes a EPOE é obrigada a dar bolsa para alunos que não tem condições de pagar as mensalidades. De acordo com ele, essas bolsas nunca são integrais para que o aluno valorize ainda mais o seu aprendizado e a oportunidade de freqüentar uma escola teológica.

A Escola Preparatória de Obreiros Evangélicos funciona no Campo de São Cristovão, 338, em São Cristovão, e o telefone é 580-7939.


Fonte: Jornal El Shadai, nº6, pág 8, Janeiro 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário