domingo, 1 de novembro de 1992

Panorama Internacional


Governo colombiano declara guerra às drogas

O Governo da Colômbia decretou, no último final de semana, estado de comoção interna, dando início a guerra contra o narcotráfico e as guerrilhas naquele país. A medida está prevista na nova Constituição colombiana e vai tentar pôr fim a um problema que afeta não só a Colômbia, mas também a todos os países que são invadidos pela droga proveniente de lá.

O país está envolvido numa verdadeira batalha contra a guerrilha e o tráfico de entorpecentes. Desde o mês passado, os guerrilheiros lançaram uma ofensiva sem precedentes, ocupando rodovias e incendiando ônibus e caminhões.

Com o estado de comoção interna, o Governo vai tentar neutralizar a ação dos traficantes que já causaram centenas de mortes nos últimos dias.

Fonte: Jornal El Shadai, nº3, pág 9, Novembro 1992.

Israel não vai permitir entrada de estrangeiros portadores da AIDS

O Ministério do Interior do Estado de Israel informou que o país vai fechar as suas portas aos imigrantes e trabalhadores estrangeiros portadores do vírus da Aids. A partir do ano de 93, qualquer estrangeiro, que queira permanecer em território israelense por mais de três meses, vai ser obrigado a apresentar um atestado médico, comprovando que não é portador do vírus HIV.

Segundo o subdiretor geral do Ministério do Interior, David Efrati, os aidéticos que já residem no país, procedentes de qualquer nação estrangeira, não terão os seus vistos de permanência renovados.

Fonte: Jornal El Shadai, nº3, pág 9, Novembro 1992.

Navio com plutônio pode ser uma ameaça ao Brasil

Após três meses de controvérsia, o cargueiro japonês Akatsuki Maru, partiu do porto francês de Cherbourgo com destino ao Japão, carregado de 1,7 toneladas de plutônio. Desrespeitando o Direito Internacional Ambiental, o governo japonês não revelou a rota do Akatsuki Maru, criando grande expectativa por parte de ecologistas de todo o mundo.

O porta-voz do Greenpeace, Damon Moglen, especula dizendo que um dos trajetos preferidos pelo Governo japonês é o que passa pelo Cabo de Hornos, extremo sul do Chile. Isso significa que o Akatsuki Maru poderá navegar ao longo de quase toda a costa brasileira, carregando o plutônio que é a substância mais perigosa conhecida pelo homem.

Pra que se tenha ideia da gravidade da situação, o plutônio é um elemento altamente radioativo, utilizado principalmente como matéria-prima da bomba atômica. Uma quantidade equivalente a uma bola de tênis é suficiente para a produção de uma bomba como a que destruiu a cidade de Hiroshima.

Fonte: Jornal El Shadai, nº3, pág 9, Novembro 1992.

Clinton dá início a uma nova era na Casa Branca

A virtual vitória de Bill Clinton à Presidência dos Estados Unidos põe fim a um período de 24 anos de poder do Partido Republicano, interrompidos apenas pelos quatro anos do mandato de Jimmy Carter (1977-1981). O Presidente George Bush será o segundo Presidente Republicano neste século a não conseguir a reeleição (o outro foi Herbert Hoover em 1932). O democrata Clinton, 46, será o primeiro Presidente dos Estados Unidos nascido após o fim da segunda Guerra Mundial.

Bill Clinton prepara medidas de impacto a serem anunciados logo após sua posse, em 20 de janeiro de 1993, prometendo mudar a face da América nos primeiros 100 dias de seu governo. O elenco de medidas planejadas pelos democratas para sacudir o país inclui a abolição de mordomias na Casa Branca, revogação de normas antiaborto assinadas por George Bush e o fim da proibição de homossexuais no setor militar, além de um conjunto de arrojadas iniciativas para incrementar a economia.

O governo brasileiro espera com tranquilidade a posse do democrata Bill Clinton. A expectativa dos exportadores, que receiam doses exageradas de protecionismo no comércio exterior do novo Presidente, não é compartilhada pelos diplomatas. A tranquilidade do governo brasileiro vem de uma premissa simples: qualquer mudança na política de comércio exterior provocaria uma reviravolta em toda a economia mundial.

Fonte: Jornal El Shadai, nº3, pág 9, Novembro 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário