domingo, 1 de novembro de 1992

Curiosidades

Vaca vai produzir leite humano

Leite humano para consumo infantil produzido por vacas vai ser a grande sensação dentro de alguns anos nos supermercados. Se você pensa que é "delírio", está enganado, porque as vacas vão ser geneticamente modificadas para produzirem leite humano, além de outros derivados, tipo iogurte, queijo, manteiga... A afirmação, por mais estranha que seja, foi feita por alguns especialistas em biotecnologia de vários países que estiveram reunidos no Seminário Bitoecnologia Hoje, em Madri. A trupe de pesquisadores, que parece que quer mudar tudo, disse que também tornará, possível obter uma carne mais nutritiva e saborosa com menos água e colesterol.

Coisas... do Hilário

Pode parecer gozação, mas o caso é que um turista francês passou o maior sufoco ao visitar a reserva de Gorilas de Sandakan, na Malásia. Se o jovem foi atacado e atrapalhado pelo animal? Não, não foi bem isso que aconteceu. Simplesmente um dos gorilas, que atende pelo nome de "Raja", adorou as roupas coloridas do turista. Ele gostou tanto, que não resistiu e arrancou as calças, a camisa e até a cueca do jovem turista que sequer ousou se mexer. Após o saque, o gigantesco gorila embrenhou-se na selva, não dando a mínima para a mulher do turista que ficou de "boca aberta" olhando o marido peladão, tentando se esconder atrás das moitas.

Ar condicionado pode causar úlcera

É preciso que todos estejam atentos. A utilização indiscriminada do cromato — produto altamente tóxico que retarda a corrosão do aço — nas centrais de ar condicionado faz mal à saúde humana e ao ambiente. O cromato é proibido nos Estados Unidos e no Japão, mas no Brasil é aplicado em quase 80 por cento dos sistemas de ar condicionado e, o que é pior, em concentração 150 vezes maior que o nível permitido. Seu processo de aplicação termina com o despejo de parte do produto no esgoto, o que acaba contaminando as águas dos rios e do mar. O contato prolongado com essa substância pode causar úlceras além de sua composição química conter agentes cancerígenos. Por isso, já existem no Brasil empresas que uti-lizam produtos menos nocivos, como o zinco e os fosfanatos.

Descoberto pássaro que tem veneno de sapo

Cientistas americanos descobrem a primeira ave venenosa de todo o mundo. Trata-se de uma espécie da Nova Guiné denominada pito-hui-de-capa, cuja pele e plumagem preta e laranja são encobertas pela mais potente das toxinas naturais: a homobatrachotoxin, centenas de vezes mais tóxica do que a estricnina. Existe a suposição de que o pássaro usaria este veneno contra os seus predadores. A descoberta foi feita por acaso, quando um estudante de pós-graduação da Universidade de Chicago prendeu a espécie na rede em que capturava aves. Ao tentar soltá-lo, queimou as mãos e a boca. Os cientistas estão estupefatos, porque tem cerca de 9.200 espécies de pássaros e espécies e não se encontrou fenômeno desse tipo em qualquer uma deles. Eles descobriram que a toxina do pito-hui-de-capa não existe em mais nenhuma espécie animal e em todo o planeta, exceto nos sapos dendobratas que vivem na floresta amazônica. O veneno desses anfíbios é utilizado pelos índios na ponta de suas flechas.


Fonte: Jornal El Shadai, nº3, pág 18, Novembro 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário