domingo, 7 de julho de 2024

Robin Crow - Electric Cinema (Rendezvous Entertainment)

Por Bruce A. Brown

Jimmy Abegg
Electric Cinema
Robin Crow
Rendezvous Entertainment

Robin Crow há muito tempo já impressiona aqueles que o conhecem, tanto fãs quanto colegas musicais, como um dos melhores guitarristas que surgiram em anos. Não por culpa sua, a carreira musical de Crow tem sido continuamente prejudicada pela escassa disponibilidade de seus lançamentos independentes e pelo fato de que suas gravadoras anteriores tinham o péssimo hábito de fechar as portas. A boa notícia é que Crow finalmente conseguiu um selo com alguma estabilidade, o selo internacional BMG. Melhor ainda, o seu mais recente esforço capta a amplitude do seu tremendo talento.

O "gancho", por assim dizer, no Electric Cinema (pelo menos para o público mainstream) é a inclusão de uma suíte que apresenta três itens básicos do AOR - Sim ' "Roundabout," do U2 "I Still Haven't Found What I'm Looking For" e do Pink Floyd "Another Brick in the Wall, Part II." Crow mostra muita coragem ao fazer covers de músicas de guitarristas idiossincráticos como Steve Howe, The Edge e David Gilmour, mas isso é um indicativo da confiança que ele demonstra ao longo do álbum. Em "Roundabout", o guitarrista exibe trastes acústicos que deixariam Howe com inveja, enquanto abre caminho para Robb Hajacos apresentar um solo de violino ao estilo do Kansas, enquanto em "Still Haven't Found", a guitarra de Crow assume a natureza de uma gaita de foles.

Mas a maior parte do álbum é composta por composições que Crow escreveu por conta própria, em conjunto com Jim Weber ou com os músicos convidados Paul Brannon e Kerry Livgren. Famoso por sua habilidade em instrumentos elétricos de braço duplo, Crow muda facilmente de arpejos de 12 cordas para execuções ardentes de notas únicas. Muitas das faixas são construídas em torno de camadas de violão e partes sofisticadas de percussão, o que evita que os arranjos se tornem obsoletos. Especialmente dignas de nota são a abertura "Shooting Stars", a música mais agressiva do lote, "Speed of Sound", que mostra Crow tocando sua ala acústica Michael Hedges e "Sleepwalking", que mostra o aguçado senso melódico do artista. O apropriadamente chamado Electric Cinema já é o disco mais distribuído da carreira de Crow e mostra todos os sinais de ser o de maior sucesso.

Faixas:

# Título Duração
1Shooting Stars4:18
Suite:(Spirits From The Past)
2aRoundabout6:43
2bStill Haven't Found (What I'm Looking For)4:39
2cAnother Brick in the Wall, Part II6:04
3Seven Leagues Under5:15
411th Hour4:40
5Rainmaker4:13
6Speed Of Sound5:48
7Sleepwalking4:35
8Great Abyss3:03

Créditos:

  • Bass Guitar – David Hungate, Don Johnson (30), Michael Rhodes
  • Drums – Larrie Londin
  • Executive-Producer – Ken Mansfield
  • Guitar – Paul Brannon, Robin Crow
  • Keyboards – Kerry Livgren, Mike Lawler
  • Percussion – Farrell Morris, Terry McMillan, Tom Roady
  • Producer – Robin Crow
  • Programmed By – Ken Wilemon
  • Violin – Rob Hajacos
  • Vocals – Barbara Bailey Hutchison



Fonte: CCM Magazine, pág. 42, e.1 a.1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário