sábado, 4 de agosto de 2007

Dia dos pais - Dicas




Versículo do dia
Provérbios 4: 1-6; 10-13
Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento. Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino.
Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe, ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca. Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará.
Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, para que se multipliquem os anos da tua vida.
Eu te ensinei o caminho da sabedoria; guiei-te pelas veredas da retidão.
Quando andares, não se embaraçarão os teus passos; e se correres, não tropeçarás. Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.


Origem do Dia dos Pais

Estados Unidos :

Em 1909 Sonora Louise Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável. Então, já que John Bruce Dodd, pai de sonora, nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia dos Pais em Spokane, Washington, no dia 19 de junho de 1910.

Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.

Brasil :

Já no Brasil, quem importou a data foi o publicitário Sylvio Bhering. Instituido no dia 14 de Agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e européia.

Ser pai não é para qualquer um... não mesmo! Fortes, protetores, ou mesmo atrapalhados, eles inspiraram inúmeros criadores a explorar suas histórias. Aventuras, comédias ou dramas. Veja alguns exemplos.

Bóbi Filho e Bibo Pai  - Criado por William Hanna e Joseph Barbera.

Em Nome do Pai  - (In the Name of the father) - 1993
Diretor: Jim Sheridan. Com Daniel Day-Lewis (Gerry Conlon), Pete Postlethwaite (Giuseppe Conlon) e Emma Thompson (Gareth Peirce).

O Pai da Noiva
(Father of the Bride) -1991 - direção: Charles Shyer. Com Steve Martin (George Banks), Diane Keaton (Nina Banks) e Kimberly Williams (Annie Banks).

Atitude!

Homenagem ao Pai

Pai, você é a razão de minha vida.
Deus é realmente maravilhoso,
ele criou o mar para encantar o universo
com o mistério de suas águas.

Ele criou a natureza, para brilhar no nosso amanhecer, com o frescor da sua beleza, ele colocou estrelas no céu, para que iluminasse os nossos caminhos.

E ele, na obra máxima de sua criação, me deu você!
Pai querido que enfeita o meu caminho e alegra
os meus dias com o sorriso e sua força.

Sem você Pai, o que eu poderia encontrar...
caminharia pelo mundo sem ter os braços abertos,
mas sim; de punhos fechado, de olhos cerrados,
e coração solitário.

Você representa todos os meus sonhos,
é por você que construo castelos,
é para você que escrevo histórias nas páginas
da minha história, da nossa história, do nosso cotidiano.

Pra mim, basta apenas Pai, que caminhe comigo
Ajudando a contar as estrelas do céu,
Ensinando-me a traçar novos rumos,
ensinando-me novamente ser aprendiz,
porque você tem o poder de trazer ao meu mundo
o brilho da lua, a magia da noite, a suavidade da brisa, o calor do sol.

Você foi o mais maravilhoso presente de Deus,
sem você não haveria motivo para eu existir...
Obrigado, te amo muito.
Humor
Tipos de Pai
Pai Enciclopédia - É aquele que sabe tudo. Pai Imposto de Renda - É aquele que, antes de chegar, todo mundo fala mal dele. Pai Celular - É aquele que, quando a gente precisa dele, não consegue falar. Pai Geladeira Velha - É aquele que é ruim, mas é o único que a gente tem. Pai D’Água - É aquele que chora à toa. Pai Sirene de Ambulância - É aquele que assusta todo mundo. Pai Assalto à Mão Armada - É aquela que só gosta de presentes caros. Pai Banheiro de Avião - É aquele que está sempre apertado, mas é na casa dele que a gente vai em caso de necessidade. Pai Bicicleta - Se você tem um muito bom em casa, agradeça a sua mãe! Pai Ração Animal - É aquele duro de engolir, mas muito elogiado. Pai Matemática - É aquele que soluciona todos os problemas. Pai Rodovia - É aquele cheio de defeitos, mas a gente acredita que um dia vai melhorar. Pai Chato - Pai Chato é a pai dos outros, oras!!!

Homenagem

Minha mãe, meu pai


Mamãe, hoje é dia dos Pais,
Você que além de uma mãe maravilhosa
sempre ocupou um outro lugar na minha vida,
sempre cuidou de tudo a nossa volta, fazendo
os papéis de Mãe e Pai ao mesmo tempo,
merece ser homenageada neste dia.

Deus é realmente incomparável,
deu-me para superar a ausência de um
pai, uma mulher como você Mãe,
que soube sempre preencher dignamente
uma falta dolorida dentro do meu coração.

Obrigado Mamãe, pela batalha, pela corrida,
pela exaustão, pelo seu desempenho e pela sua
conduta digna de aplausos.
Você, Mãe e Pai e, sobretudo amiga,
a minha melhor maior amiga

FELIZ DIA DOS PAIS.


Reflexão

Lição de Pai

Um homem muito rico – dono de muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e com vários empregados à seu serviço, tinha só um filho. Único herdeiro, o rapaz não gostava do trabalho, nem de compromissos. Sua vida se resumia a festas, baladas com os amigos e muita bajulação. Preocupado, o pai sempre o advertia:

- Seus amigos só estão a seu lado porque você tem o que lhes oferecer; caso contrário o abandonariam.

O rapaz ouvia, fingia que entendia, mas logo deixava de lado os conselhos do pai.

Um dia, o pai – já avançado na idade – pediu a seus empregados que construíssem um pequeno celeiro. Dentro, ele mesmo fez uma forca e junto a ela pregou uma placa, onde se lia: Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai.

Depois, chamou o filho, levou-o até o celeiro e disse:

- Filho, eu já estou velho e, quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu. Infelizmente, já conheço o seu futuro... Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados, irá gastar todo o seu dinheiro com os amigos, depois vai vender os animais e os bens para se sustentar. E, quando não tiver mais nada a oferecer, seus amigos vão se afastar de você. Ai, quando não tiver mais nada vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos. Por isso, eu construí essa forca. Sim, ela é para você e quero que me prometa que, se acontecer o que eu acabo de dizer, você se enforcará nela!

O jovem riu, achou um absurdo mas, para não contrariar o pai, prometeu o que ele pedia, com a certeza de que as "previsões" jamais se concretizariam.

O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou a frente dos negócios. Assim como o pai havia dito, o rapaz gastou tudo, vendeu os bens, e perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, o jovem começou a refletir sobre sua vida e viu que havia sido um tolo; lembrou-se de seu pai e chorou, enquanto lamentava não ter ouvido seus conselhos. Mas, era tarde... tarde demais.

Pesaroso, ele levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro – a única coisa que lhe restava. A passos lentos, se dirigiu até lá e viu a forca e placa empoeirada.

- Eu nunca segui as suas palavras, meu pai; não pude alegrá-lo enquanto vivia, mas pelo menos vou fazer sua vontade; vou cumprir minha promessa, já que não me resta mais nada...

Cabisbaixo, subiu os degraus e colocou a corda no pescoço. Antes mesmo de pular, ainda conseguiu dizer:

- Ah, se eu tivesse uma nova chance...

E pulou. Sentiu, por um instante, a corda apertar sua garganta mas, como o braço da forca era oco, quebrou-se facilmente. O rapaz caiu no chão e sobre ele caíram jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes, rubis e muito ouro. A forca estava cheia de pedras preciosas; junto a elas, um bilhete que dizia: "Essa é a sua nova chance; eu te amo muito! Ass. Seu Pai".

5 comentários:

  1. Olá, gostei da lição de Pai, ela será transformada em uma especie de teatro, ao inves de ler, para marcar o filho em ouvir o os conselhos do pai e mostrar ao Pai a responsabilidade dele em dar bons conselhos ao filho.
    Se tiver mais palavras como esta manda pra mim.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. gostei muito estava procurando ideias pra celebrar esse dia e esse si te me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, valeu irmão Islemos, paz!

    ResponderExcluir